PREVUNA - Previdência de São Bento Una

Conheça a Cidade

São Bento do Una é considerada berço da Pecuária Leiteira e da Avicultura na região.

O município de São Bento do Una, localizado no Estado de Pernambuco, surgiu por volta de 1830, onde antes existia uma fazenda de criação, pertencente a Antônio Alves de Soares, cujo nome era Santa Cruz.

Em pouco tempo, com a chegada cada vez mais numerosa de colonos, toda a região dos vales dos rios Una, Ipojuca e Riachão se torna habitada.

Mais tarde, os moradores, assustados com o surgimento de cobras venenosas na região, passam a fazer preces pedindo a proteção de São Bento, santo conhecido por ser o protetor das vítimas dos ofídios.

As orações invocando o santo vão se tornando tão constantes, que acabam por culminar na mudança do nome do lugar para Povoado de São Bento.

Com a lei 476, datada de 30 de abril de 1860, ocorre a emancipação política que eleva o povoado à categoria de vila e, consequentemente, o torna independente do município de Garanhuns.

Quarenta anos depois, a vila de São Bento, devido ao seu constante desenvolvimento, passa a ostentar o título de cidade através da lei estadual 440.

Em 1941, para evitar que o nome fosse confundido com outras localidades que possuíam a mesma denominação, foi acrescentado o complemento do Una, em homenagem ao rio que corta a cidade.

Atualmente, o município é composto por pouco mais de 53 mil habitantes de acordo com o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as principais atividades desempenhadas na localidade, destacam-se, principalmente, a pecuária e a avicultura.

A cidade ainda ganhou fama por promover a divertida Corrida da Galinha. A festa acontece no mês de agosto e tem chamado, cada vez mais, a atenção dos turistas. 

O evento proporciona além de shows, atividades culturais, exposições, simpósios e, claro, as corridas que dão nome à festa

 

Economia

 

As principais atividades econômicas do Município são a agropecuária e a avicultura. O comércio, no entanto, impulsionado pelas atividades acima citadas desenvolve-se razoavelmente. Ele está inserido como fonte de emprego na economia da cidade.

                                                                  Créditos da foto a: Élvio Luis.

São Bento do Una é a maior produtora de aves e ovos do nordeste.

                                                                 Créditos da foto a: Élvio Luis.

São Bento do Una sempre foi excelência na pecuária. O rebanho resistiu “a grande seca” e tem tudo para crescer nestes anos que estão por vir.

                                                                 Créditos da foto a: Élvio Luis.

O artesanato de São Bento do Una também é destaque. Entre tantos artesanatos as galinhas de cabaça chamam atenção na Feira de Negócios do Artesanato e em outras exposições. Frequentemente as peças são encontradas e comercializadas por lojas em Porto de Galinhas. “A arte também é nossa bandeira!”